NOSSA HISTÓRIA
O serviço cartorário na região teve início em 1892, com a criação do Distrito de Paz São José de Cresciuma, sob o comando do escrivão João Batista Targhetta. Em 1925, foi instalada a Comarca de Urussanga, pertencente ao município de Criciúma, ocasião em que os atos relacionados à aquisição e à transmissão de imóveis passaram a ser registrados naquele Ofício, que também exercia funções notariais, sob titularidade à época do Sr. Leone Benedet.
Em março de 1944, foi criada a Comarca de Criciúma e as atividades registrais imobiliárias foram assumidas pelo Oficial Sr. Mario Gregório dos Reis, que praticou seu primeiro ato em 20 de abril de 1944.
Posteriormente, no ano de 1960, o Oficial Sr. Rubens Costa assumiu a função, sendo o responsável pelo encerramento do Livro de Transcrição das Transmissões nº 3-Z e pela abertura da primeira matrícula no âmbito da Lei nº 6.015/73, em 02 de janeiro de 1976.
Em 27 de janeiro de 2010, após ingresso por concurso público, tomou posse a Registradora Dr.ª Maria do Carmo de Toledo Afonso, prestando o compromisso perante o Diretor do Foro da Comarca de Criciúma, Dr. Edir Josias Silveira Beck, de exercer com lealdade e honra a delegação de Oficial Registradora do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma/SC.
A transmissão do acervo foi realizada no dia 04 de fevereiro de 2010, por determinação Corregedor-Geral da Justiça de Santa Catarina.
O primeiro ato lavrado sob a responsabilidade da atual Registradora ocorreu na data de 05 de fevereiro de 2010.
Modernização e avanços institucionais
Desde o início da atual gestão, diversas melhorias foram implementadas na Serventia. Num primeiro momento, priorizou-se a modernização dos trabalhos, com a aquisição de novos equipamentos e softwares para a digitalização de todos os livros da Serventia, visando a excelência na prestação de serviços.
Paralelamente, foi adquirido o arquivo deslizante de aço, com o objetivo de evitar a propagação de fogo em casos de incêndio; a contratação de mais colaboradores; implementação de programas de treinamento e capacitação dos recursos humanos e a contratação da empresa Txai Desenvolvimento, que atua com Consultoria de Gestão para Cartórios.
No âmbito operacional, foram realizadas melhorias com a elaboração da Organização de Cargos e Salários – OCS; implantação de checklists eletrônicos de qualificação registral; padronização na emissão das notas devolutivas e também das minutas de registro; aquisição de senha eletrônica; redução dos prazos de entregas dos documentos; emissão de certidão online; obtenção de certificação da ABNT, dentre outros.
Além disso, foram criados programas de benefícios aos colaboradores e de cunho social direcionados à comunidade, tais como a Campanha de recolhimento de materiais escolares; Campanha do Troco Solidário; Semana da Saúde com vistas a conscientizar sobre hábitos e consumo de alimentos saudáveis; Campanha de arrecadação de fraldas geriátricas com destinação ao Hospital São José de Criciúma; dentre outras.
No mesmo período, foi instituído o Programa “5S”, que tem como propósito aprimorar o ambiente de trabalho, gerar estímulos para relacionamentos mais humanos e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Complementarmente, passaram a ser realizadas auditorias internas periódicas, integrando o ciclo de melhoria contínua e garantindo a conformidade e a eficácia das práticas de gestão.
Com o objetivo de facilitar o acesso dos colaboradores ao conhecimento e o esclarecimento de dúvidas, a Serventia implantou a biblioteca interna e o acervo digital na plataforma do conhecimento, contendo diversos exemplares de livros, revistas e periódicos de Direito, legislações atualizadas e doutrinas de Direito Registral Imobiliário e de outros ramos de estudos.
Na data de 02 de março de 2023, implementou-se a POLÍTICA DE ANTISSUBORNO E COMPLIANCE, com abrangência com relação à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, como forma de coibir e combater a prática e a ocultação de atos de suborno, fraude, com a disponibilização de canais para o encaminhamento de denúncias, acessíveis a qualquer cidadão, com garantia de seu anonimato e de independência nas apurações. Atrelado a isso, foi criado o Comitê de Antissuborno e Compliance cuja finalidade é monitorar o cumprimento das leis e normas anticorrupção brasileiras, assegurando integridade, conformidade e transparência dos processos.
Implementada também a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), estabelecendo diretrizes e responsabilidades voltadas à proteção da privacidade e ao tratamento ético e seguro das informações pessoais sob a guarda da Serventia.
A partir dessa base, os processos foram gradualmente evoluindo, culminando na estruturação do Sistema de Gestão Integrado (SGI), que unificou o Sistema de Gestão Estratégico (SG), o Sistema Integrado de Gestão de Compliance e Antissuborno (SIGCAS) e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança da Informação e Privacidade (SIGSIP). Essa integração permitiu promover mais agilidade, segurança e confiança nos processos, assegurando a integridade, a conformidade, a transparência e a credibilidade da serventia.
Como consequência desse aprimoramento contínuo, a Serventia obteve certificações nacionais e internacionais de qualidade, compliance e segurança da informação, além de consolidar um histórico de reconhecimento público.
Por fim, destacam-se as diversas premiações recebidas, desde o ano de 2011, pela gestão da Oficial Maria do Carmo de Toledo Afonso:
2011- Selo de Responsabilidade Socioambiental;
2012 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Ouro;
2013 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante;
2014 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante
2015 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante;
2016 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante;
2017 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante;
2018 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante;
2019 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante;
2020 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante e Rubi Master;
2021 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante e Rubi Master;
2022 - Prêmio Qualidade Total ANOREG – Categoria Diamante, Rubi Master e Rubi Evolução e Selo Especialidades, e Prêmio de Cartório TOP;
2023 - Categoria Diamante, Rubi Master e Rubi Evolução e Selo Especialidades, e Prêmio de Cartório TOP;
2024 - Categoria Diamante, Selo Especialidades, Prêmio de Cartório TOP e Selo CNR Cartório Mulher.
2025 - Em construção.
Percebe-se, portanto, que o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma/SC tem cumprido com excelência o compromisso assumido em sua missão e visão, consolidando-se entre Serviços Notariais e Registrais (SNRs) de maior destaque e melhores desempenhos do país.
Missão
Prestar serviços registrais imobiliários com segurança jurídica, efetividade e agilidade, para execução de negócios.
Visão
Manter a excelência na prestação de serviços registrais imobiliários, primando pela busca contínua de modernização de seus processos.
Valores
Ética: Cumprimento das normas com responsabilidade, integridade e honestidade.
Segurança Jurídica: Aplicação das leis e normas dentro das práticas registrais imobiliárias para garantir estabilidade, confiança e validade dos direitos de propriedade.
Comprometimento: Desenvolvimento de atividades de forma engajada e abraçando os ideais do cartório.
Excelência: Manutenção de práticas com altos padrões de desempenho e melhoria contínua na prestação dos serviços.
Aperfeiçoamento Contínuo: Capacitação técnico jurídica e desenvolvimento contínuo e compartilhado.
Responsabilidade Socioambiental: Redução dos impactos ambientais e promoção de ações sociais à comunidade.
